Olá, Que a Paz de Cristo inunde Seu dia!!!


"É preciso que as igrejas pentecostais [...] acrescentem ao nosso ardente testemunho de experiência [...] esforço intelectual mais determinado a fim de expor com precisão a nossa fé. Não devemos nos deleitar com emoções profundas à custa de reflexões superficiais".

Donald Gee, teólogo pentecostal em 1935

Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Professor de Escola Dominical, Diácono na Obra Do Senhor,casado com a serva de Deus mais linda do mundo Danielli,formado no Seminário Teológico Da Escola Teológica da Assembléia de Deus em Campinas (Esteadec), estudante da Palavra de Deus, e Pregador da mesma pela misericórdia Dele.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Amor: O Caminho excelente

(I Coríntios 12:31) - Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
(I João 4:8) - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

Amor Dicionário:1 Afeição, grande amizade, ligação espiritual.2 Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. Caridade Antôn: aversão, ódio

Jesus mencionou em primeiro lugar a necessidade do cristão amar a Deus acima de todas as coisas. Colocar em nível bem próximo ao primeiro mandamento um segundo que recomenda amar o próximo como a nós mesmos (Mateus 5:43-48; 22:35-39). Vida cristã sem amor nem é vida nem é cristã.

Três vezes Paulo diz “e não tivesse amor”. As três coisas que Paulo reprova como não tendo nenhum valor sem o amor, são todas coisas que “engrandecem a pessoa”, alimentando o amor próprio, mas não podem substituir o amor:
- ainda que eu falasse... (1).
- ainda que eu tivesse... conhecesse... tivesse... (2).
- ainda que eu distribuísse... entregasse... (3).
Vemos, assim, que a coisa mais importante não é qual o dom que se tem, mas o amor que se tem.
1 Coríntios 13

Sem amor não adianta falar todas as línguas do mundo
1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

Sem amor não adianta ser profeta, ser sábio, ter toda fé, que pudesse mover montanhas
2 Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.

Sem amor não adianta boas obras, nem sacrifícios. (I João 3:17) - Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimadob, se não tiver amor, nada disso me valerá.

Quem ama tem paciência com o próximo, age com carinho, não sente inveja e não cresce em cima do irmão
4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

Quem ama não trata mal aos outros, nem busca satisfação própria, não fica nervoso atoa e não guarda rancor (I João 3:16) - Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos
5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

O amor age com a verdade, e não é injusto
6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Injustiça: Ofensa ao direito de uma pessoa

O amor tudo sofre porque sabe que terá fim, ele crê porque sabe que seu Deus é fiel para cumprir, espera pois sabe que deus age na hora certa, tudo suporta pois sabe que os humilhados serão exaltados
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor não perece pois o amor de Deus é eterno. Havendo cessado os dons espirituais, o amor ainda adentrará os portais da eternidade
8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

Quem ama cresce em Cristo, deixando assim de ser menino espiritual, se tornando poderoso guerreiro do céu.
11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

O amor é a essência do sacrifício vicário de Cristo, sendo assim o maior de todos os dons.
13 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

Fé: através dela, os cristãos crêem em Deus, nas suas verdades reveladas e nos ensinamentos da Igreja, visto que Deus é a própria Verdade. Pela fé, "o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque «a fé opera pela caridade» (Gal 5,6)".
Esperança: por meio dela, os crentes, por ajuda da graça do Espírito Santo, esperam a vida eterna e o Reino de Deus, colocando a sua confiança perseverante nas promessas de Cristo.
Caridade (ou Amor): através dela, "amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei". Para os crentes, a caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14), logo a mais importante e o fundamento das virtudes [2]. O Amor é também visto como uma "dádiva de si mesmo" e "o oposto de usar"