Olá, Que a Paz de Cristo inunde Seu dia!!!


"É preciso que as igrejas pentecostais [...] acrescentem ao nosso ardente testemunho de experiência [...] esforço intelectual mais determinado a fim de expor com precisão a nossa fé. Não devemos nos deleitar com emoções profundas à custa de reflexões superficiais".

Donald Gee, teólogo pentecostal em 1935

Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Professor de Escola Dominical, Diácono na Obra Do Senhor,casado com a serva de Deus mais linda do mundo Danielli,formado no Seminário Teológico Da Escola Teológica da Assembléia de Deus em Campinas (Esteadec), estudante da Palavra de Deus, e Pregador da mesma pela misericórdia Dele.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Profetas Maiores e Menores


Leitura Bíblica Romanos 9.25-29

I. Oseias – O Profeta Menor

II. Isaías – O Profeta Maior

III. Classificação dos livros proféticos

VISÃO PANORÂMICA DOS LIVROS

PROFÉTICOS DE ISAÍAS E OSEIAS

ISAÍAS

Isaías é o mais ilustre dos profetas literários e é conhecido como o profeta messiânico, pois é o livro dos Profetas que mais faz menção da vinda do Messias. Nada sabemos sobre Amoz, o pai de Isaías (1.1), mas o Talmude afirma que era irmão do rei Uzias. Se isso puder ser confirmado, então, Isaías era sobrinho de Uzias, rei de Judá. Isaías exerceu o ministério de profeta e conselheiro da corte e viveu entre 740 e 700 a.C. Foi contemporâneo de Oseias, Amós e Miqueias (Os 1.1; Am 1.1; Mq 1.1).

[...] Isaías é o primeiro dos Profetas Posteriores, no Cânon Judaico, vindo logo depois dos livros dos Reis, e é seguido de Jeremias, Ezequiel e os Profetas Menores.

Conteúdo

O livro apresenta duas partes principais, a primeira (1 – 39) e a segunda são os 27 capítulos (40 – 66), o equivalente aos 39 livros do Antigo Testamento e os 27 do Novo.

Contra as nações inimigas. Constitui-se de discursos e avisos proféticos visando em primeiro plano tudo o que diz respeito à vida e à piedade, ao bem-estar social e espiritual da nação eleita. Mas há também advertências contra as nações vizinhas, como a Filístia (14.28-32), Moabe (15 – 16), Síria (17), Egito (18 – 20), Edom e Arábia (21.11-17).

Alusões históricas. Há ainda nessa primeira parte alusões históricas, como a sua chamada, no capítulo 6, a aliança do Reino do Norte com Rezin, rei de Damasco, para destruir a casa de Davi, ocasião que deu origem à profecia messiânica sobre o nascimento de uma virgem (7.14). Relata ainda como Deus acrescentou mais 15 anos de vida ao rei Ezequias, capítulo 38, e a invasão de Jerusalém por Senaqueribe, rei da Assíria, e a sua derrota (39).

Profecias messiânicas e escatológicas. Há profecias messiânicas (9.1-6; 11.1); há profecias escatológicas para o Milênio, nos capítulos 2 – 4 e 11.

Segunda parte. Trata-se de um discurso profético contínuo e ininterrupto, e nisso difere da primeira parte. Começa com uma palavra de conforto (40.1), tendo como ponto de partida o cativeiro previsto em 39.5-8. É um longo discurso de livramento e de promessas escatológicas, de esperança tanto para Israel como para o mundo, através de Jesus Cristo (60.3; 66.12; Ap 21.24).

Algumas citações de Isaías no Novo Testamento:

6.9,10 → Mt 13.13-15; Jo 12.39-44; At 28.25-27.

8.12 → 1 Pe 3.14,15.

11.4 → 2 Ts 2.8

21.9 → Ap 14.8; 18.2.

28.16 → Rm 9.33; 1 Pe 2.4-6.

OSEIAS

Oseias, Amós e Miqueias viveram na mesma época. Com o profeta Isaías eles formam o quarteto do período áureo da profecia hebraica, entre 790 e 695 a.C. Oseias e Amós eram profetas do Reino do Norte, enquanto Miquéias profetizou em Judá.

Segundo Keil seu ministério durou de 60 a 65 anos. Isso parece ser confirmado pelo próprio texto sagrado: “Palavra do SENHOR que foi dita a Oseias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel” (Os 1.1). A soma dos anos desses quatro reis de Judá são 113 anos. Jeroboão II reinou 40 anos (2 Rs 14.23) entre 793-753. Se Oseias começou seu ministério no final do reinado de Uzias e alcançou pelo menos os primeiros anos de Ezequias, fica claro que Oseias exerceu seu ministério por tempo prolongado.

Conteúdo

Oseia encabeça a lista dos Profetas Menores. Contém 14 capítulos e está dividido em duas partes principais. A primeira trata-se da biografia do profeta que retrata a história de seu povo, na sua geração (1 – 3); é o sumário do livro. A segunda parte trata do mesmo assunto de maneira mais ampla e detalhada. É o livro do amor de Jeová. Sua mensagem consiste no apelo contra o pecado, advertências sobre o juízo de Deus, o amor eterno de Jeová e a profecia sobre a restauração de Israel, no fim dos tempos. Oseias é citado por nome em o Novo Testamento (Rm 9.25,26) e o livro em outras partes, como a profecia messiânica (11.1; Mt 2.15).



TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA “Visão Panorâmica do Antigo Testamento: A formação, inspiração, cânon e conteúdo de seus livros. CPAD, pp. 186-88, 203,04”.



Palavra Chave: Literatura

Conjunto de trabalhos literários de um país ou época.



o Todos os profetas, tanto os pré-clássicos como os clássicos, têm a mesma autoridade divina e igualmente falaram em nome do Senhor.

o Os chamados clássicos são os profetas literários, divididos em dois grupos: Maiores e Menores.

o A lição de hoje apresenta um breve estudo do texto da Leitura Bíblica em Classe e, em seguida, uma explanação acerca de dois grupos dos livros proféticos em consideração.

I. OSÉIAS – O PROFETA MENOR

1. Oséias em o Novo Testamento.

o É sabido que a “Bíblia” dos tempos do Novo Testamento consistia exatamente no que hoje conhecemos como o Antigo Testamento.

o Por isso, o apóstolo Paulo fundamentava sua pregação e seu ensino na Lei e nos Profetas e dizia que não pregava outra coisa senão o que “os profetas e Moisés disseram que devia acontecer” (At 26.22).

o No texto de Romanos 9, por exemplo, o apóstolo dos gentios cita o nome de Oséias (v.25a) e faz referência ao texto do profeta (Os 2.23).

o Note na Leitura Bíblica em Classe que, em seguida, o apóstolo Paulo cita outro profeta, Isaías.

o Algo que chama a atenção é o fato de o apóstolo citar os dois profetas exatamente na ordem em que se encontram em nossa Bíblia: Oséias, o primeiro dos Profetas Menores e Isaías, dos Maiores.

2. A vocação dos gentios prevista em Oséias.

o A história deste profeta, como já foi dito na segunda lição, é um dos casos raros em que a condição pessoal do profeta serviu para retratar a mensagem divina; é o que chamamos de “oráculo por ação”.

o Sua história dramática é conhecida por todos os que lêem a Palavra de Deus.

o Até mesmo os nomes de seus filhos descreviam a situação do relacionamento entre o Senhor e Israel.

o Lo-Ami, terceiro filho de Gomer, mulher do profeta Oséias, era ilegítimo, pois ela havia adulterado (Os 1.8,9).

o Esse nome significa “não-povo-meu”, isto é, “não és meu filho”.

o Assim como o adultério rompe os laços matrimoniais, Israel, por causa de sua infidelidade a Deus, havia quebrado o concerto divino firmado no Sinai.

o Entretanto, a profecia contempla um fim glorioso para Israel: “[...] a Lo-Ami direi: Tu és meu povo!” (Os 2.23).

o É exatamente essa a mensagem que o apóstolo aplica aos gentios que se convertem mediante o evangelho de Cristo: “Chamarei meu povo ao que não era meu povo” (Rm 9.25).

3. A interpretação apostólica.

 Assim como os hebreus desviados dos dias de Oséias ofereciam sacrifícios aos deuses falsos, os gentios adoravam aos ídolos.

 Tais cultos eram, na verdade, oferecidos aos demônios (1 Co 10.20).

 Entretanto, Deus mudaria a sorte de “Lo-Ami” (nesse caso, a utilização de seu nome consiste em uma sinédoque representando Israel), pois “no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo” (Os 1.10).

 Da mesma forma, Paulo interpretou o texto de Oséias, declarando que o Senhor Deus igualmente mudou a condição dos gentios que se converteram à fé cristã: “Vós não sois meu povo, aí serão chamados filhos do Deus vivo” (v.26).

SINOPSE DO TÓPICO (I)

O livro de Oséias tem sua autoridade escriturística reconhecida pelo apóstolo Paulo, que vê neste livro prevista a vocação dos gentios como povo de Deus.

II. ISAÍAS – O PROFETA MAIOR

1. Explanação apostólica (v.27).

• O apóstolo Paulo aplica a profecia de Isaías acerca do remanescente fiel aos judeus de sua geração, porque apenas uma minoria deles veio a crer em Jesus.

• A explanação apostólica tem sua razão de ser.

• O profeta Isaías, preanunciando a destruição do Reino do Norte pelos assírios, destaca “os resíduos” de Israel (Is 10.20), que, sendo poupados por Deus, viriam posteriormente a se converter (v.21).

• Em outras palavras, a maior parte daquele povo ia perecer (Is 10.22).

2. O cumprimento das promessas de Deus (v.28).

• Na realidade, não somente o versículo 28, mas toda esta seção (vv.27-29) demonstra que o cumprimento das promessas do Senhor é um fato.

• Contudo, este se concretiza no tempo de Deus, e não o contrário.

• Assim, a despeito de a rejeição de Israel a Deus ser uma realidade e a aceitação da mensagem de salvação pelos gentios ser um fato observável, as promessas do Senhor para os judeus não falharam.

• O profeta fala de uma parte de Israel que será salva, ou seja: o remanescente fiel.

3. A graça de Deus prenunciada por Isaías (v.29).

No versículo 29, o apóstolo Paulo volta a citar o profeta messiânico, fazendo alusão a Isaías 1.9.

• Ele faz coro com o profeta, reconhecendo que se não fosse a misericórdia de Deus, o remanescente de Israel teria desaparecido da terra assim como aconteceu com Sodoma e Gomorra.

• O apóstolo Paulo está, com isso, advertindo os judeus a reconhecerem a graça de Deus e a converterem-se ao Senhor, a fim de serem salvos (Rm 3.9,23,30; Gl 3.22).

SINOPSE DO TÓPICO (II)

O profeta Isaías é referido pelo apóstolo como autoridade escriturística em relação à rejeição de Israel.



III. CLASSIFICAÇÃO DOS LIVROS PROFÉTICOS

1. Os Profetas Maiores.

• É uma designação utilizada para identificar o primeiro conjunto de cinco livros dos profetas.

• Eles são chamados de “maiores” por causa do volume do seu conteúdo literário.

• Os três mais volumosos são Isaías, Jeremias e Ezequiel.

• Apesar de o livro de Lamentações conter apenas cinco capítulos e o de Daniel doze, ambos pertencem ao grupo dos profetas maiores.

2. Os Profetas Menores

• São os doze livros que sucedem os profetas maiores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

• Apesar de ser doze o número de livros, todo o material literário dos profetas menores é considerado como um só livro no cânon judaico.

• A designação deve-se ao seu pequeno volume literário em comparação aos de Isaías, Jeremias e Ezequiel, e não quanto à qualidade da inspiração divina.

3. A autoridade do ministério profético do Antigo Testamento na Nova Aliança.

o O apóstolo Paulo citou Oséias e Isaías, reconhecendo a inspiração e a autoridade divinas de ambos.

o Eles clara e distintamente ouviram a voz de Deus, tendo plena consciência da revelação recebida do Senhor por intermédio do Espírito Santo.

o Todos eles foram impelidos pelo Espírito do Senhor para declarar os oráculos divinos ao povo.

o Alguns dos profetas menores foram contemporâneos dos maiores, como Oséias, Amós e Miqueias, que viveram na mesma época de Isaías.

o Os últimos dias da vida de Sofonias, por exemplo, coincidiram com os primeiros de Jeremias.

o Seus temas foram os mesmos, porquanto profetizaram a respeito do Messias, de Israel, das nações vizinhas e da justiça social.

o As Escrituras Sagradas não fazem distinção entre os dois grupos.

o Com exceção de Lamentações, Ezequiel, Obadias e Sofonias, que não são citados diretamente em o Novo Testamento (apesar de haver no texto neotestamentário inúmeras reminiscências de tais livros), todos os demais livros são citados diretamente pelo Senhor Jesus e pelos seus apóstolos.

o Seis deles são citados por nome: três Maiores: Isaías (Mt 3.3), Jeremias (Mt 2.17) e Daniel (Mt 24.1.5); e três Menores: Oséias (Rm 9.25), Jonas (Mt 12.39-41) e Joel (At 2.16).

o Uma curiosidade é que depois do livro dos Salmos, Isaías é o mais citado em o Novo Testamento.



SINOPSE DO TÓPICO (III)

A Escritura Sagrada classifica os livros proféticos em dois grupos: maiores e menores, que têm sua autoridade escriturística reconhecida por Jesus e seus apóstolos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

o Os livros dos profetas menores não são secundários, nem os dos maiores mais importantes.

o Todos são inspirados verbal e plenariamente pelo Espírito Santo.

o Sem eles, jamais viríamos a entender o plano de Deus para Israel, para os gentios e para a nossa vida em particular.



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cronologia das Igrejas Evangélicas No Brasil

Ano Data Igreja Evento Observação

1557 07 de Março Igreja Calvinista

1ºs Missionários Chegam ao Brasil os primeiros missionários calvinistas (huguenotes-franceses),

enviados por João Calvino à França Antártica antiga colonia francesa na

Baía de Guanabara atual Estado do Rio de Janeiro

liderados pelos Reverendos Pierre Richier e Guillaume Chartier.

10 de Março Igreja Calvinista

1º Culto Protestante Realizado o primeiro culto protestante nas Américas,

oficiado pelo Reverendo Pierre Richier.

21 de Março Igreja Calvinista

1ª Santa Ceia No domingo, 21 de março, houve aprimeira celebração da Ceia do Senhor

sob o rito calvinista.

1816 ND Igreja Anglicana

1º Capelão Chega ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro - RJ,

o primeiro capelão anglicano, Robert C. Crane.

1822 26 de Maio Igreja Anglicana

1ª Igreja Inaugurada no Rio de Janeiro - RJ, a primeira capela anglicana,

direcionada aos estrangeiro anglicanos na sua maioria ingleses.

1824 ND Igreja Luterana

Inicio

imigração alemã Chega ao Brasil os primeiros luteranos vidos da Alemanha para a Região Sul.

Mais precisamente em São Leopoldo, RS e Blumenau, SC.

1855 10 de Maio Igreja Congregacional

1ºs Missionários Chega ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, RJ

o primeiro casal de missionários da Igreja Congregacional,

Robert Reid Kalley (escocês) e Sarah Poulton Kalley (inglesa).

1858 11 de Julho Igreja Congregacional

Fundação

da 1ª Igreja de estilo

congregacional 1ª Igreja Evangélica de estilo congregacional e de fala portuguesa no Brasil:

A Igreja Evangélica Fluminense fundada pelo missionário escocês Robert R. Kalley.

Em 1913 junta-se a União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.


1858 12 de agosto Igreja Presbiteriana do Brasil

(IPB) 1º

Missionário Primeiro missionário presbiteriano chega ao Brasil,

Ashbel Green Simonton.


1862 Janeiro Igreja Presbiteriana do Brasil

(IPB) Fundação

Denominação Fundador: Ashbel Green Simonton, missionário americano.

Fundada na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

Sede: Rio de Janeiro, RJ.

1864 ND Igreja Presbiteriana do Brasil

(IPB) 1º Jornal Evangélico

do Brasil "Imprensa Evangélica" primeiro jornal evangélico

fundado por Ashbel G. Simonton.

1865 ND Igreja Presbiteriana do Brasil

(IPB) 1º

pastor brasileiro José Manoel da Conceição, ex-padre

foi o primeiro brasileiro a ser pastor.

1867 Agosto Igreja Metodista

(IM) 1º

Missionário Junius Estaham Newman (americano) chega ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro,

pioneiro da obra metodista permanente no Brasil,

fixando-se na cidade de Saltinho, próximo a Santa Bárbara d'Oeste, SP.

1871 Agosto Igreja Metodista

(IM) Fundação

Denominação Reverendo Newman organiza, com nove membros a 1ª Igreja Metodista no Brasil

em Saltinho no interior de São Paulo.

Origem: Igreja Metodista Episcopal do Sul - EUA embora não apoiada oficialmente por essa organização.

10 de Setembro Igreja Batista

Fundação

Igreja para imigrantes

norte-americanos Em 1871 o primeiro grupo batista se estabeleceu em Santa Bárbara,

onde fundaram a primeira igreja batista em solo brasileiro.

Os fundadores foram os Pr. Richard Ratcliff e o Pr. Robert Porter Thomas.

Os cultos eram realizados em inglês, para servir aos imigrantes norte-americanos.

1879 11 de Setembro Igreja Evangélica Brasileira

Fundação

Denominação Fundador: Doutor Miguel Vieira Ferreira.

Fundada na cidade de Rio de Janeiro, RJ.

Sede: Rio de Janeiro, RJ.

1882 ND Igreja Batista do Brasil

Fundação

Denominação Foi organizada a primeira Igreja Batista do Brasil

na cidade de Salvador - BA, pelos missionário Willian Buck Bagby e sua esposa Anne Luther Bagby.

Onde vinte cinco anos depois seria fundada a Convenção Batista Brasileira.

1885 ND Igreja Metodista

(IM) 1º

Pastor Metodista Bernardo de Miranda é o primeiro brasileiro

nomeado como pastor metodista.

1886 ND Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

(IECLB) Fundação

Organização Organizado o Sínodo Rio-Grandense da Igreja Evangélica Alemã,

que em 1968 se tornaria a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

1890 01 de Junho Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Fundação

Denominação Fundadores: missionários Lucien Lee Kinsolving e James Watson Morris.

Fundada na cidade de Porto Alegre, RS.

1893 ND Igreja Adventista do Sétimo Dia



Missionário Albert B. Stauffer, primeiro missionário enviado ao Brasil

pela liderança mundial da Igreja Adventista, chega em São Paulo, SP.

1895 08 de Junho Igreja Adventista do Sétimo Dia

Fundação

Denominação A primeira igreja adventista do Brasil é estabelecida com a

inauguração de seu templo na cidade de Gaspar Alto, Santa Catarina.

1901 25 de Agosto Igreja Cristã Evangélica do Brasil

(ICEB) Fundação

Denominação Fundador: Reginaldo Young (canadense).

Fundada na cidade de São Paulo, SP.

Sede: Anápolis, GO.

1903 31 de Julho Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

(IPI) Fundação

Denominação Fundador: Reverendo Eduardo Carlos Pereira.

Fundada a cidade de São Paulo, SP.

Sede: São Paulo, SP.

Dissidência: Igreja Presbiteriana do Brasil.

1904 24 de Junho Igreja Evangélica Luterana do Brasil

(IELB) Fundação

Denominação Fundador: diversos pastores luteranos.

Fundada na cidade de São Pedro do Sul, RS.

Sede: Porto Alegre, RS.

Origem: Igreja Luterana - Sínodo de Missouri.

1907 Julho Convenção Batista Brasileira

(CBB) Fundação

Denominação Fundada por 32 delegados que representavam 39 igrejas,

reunidos na cidade de Salvador, BA

1910 ND Congregação Cristã no Brasil

(CCB) Fundação

Denominação Fundador: Louis Francescon (italiano).

Fundada na cidade de Santo Antônio da Platina, PR.

Sede: São Paulo, SP.

19 de Novembro Igreja Evangélica Assembléia de Deus

(IEAD) missionários

suecos Chega ao porto de Belém, capital do Estado do Pará

os missionários suecos batistas Gunnar Vingren e Daniel Berg vindos dos EUA,

ao chegarem naquela cidade são acolhidos pela Igreja Batista local.

1911 18 de Junho Igreja Evangélica Assembléia de Deus

(IEAD) 1º

Batismo

com Espírito Santo Na madrugada do dia 18 de junho de 1911, na cidade de Belém, PA.

Em uma vigilia de oração dirigida pelos missionários suecos batistas

Gunnas Vingren e Daniel Berg. A Sra Celina Albuquerque

foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo.

18 de Junho Igreja Evangélica Assembléia de Deus

(IEAD) Fundação

Denominação Fundadores: Missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg (suecos).

Fundada na cidade de Belém, PA.

Adotando o nome de Missão da Fé Apostólica.

1912 3 de Setembro Convençãao das Igrejas Batistas Independentes

(CIBI) Inicio

Missão Fundador: Missionário Erik Jansson (sueco).

Fundada na cidade de Guarani das Missões, RS.

1913 ND União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil

(UIECB) Fundação

Denominação Treze igrejas locais originarias do trabalho do casal Kalley, se reuniram

e formaram a UIECB - União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.

1918 18 de Janeiro Igreja Evangélica Assembléia de Deus

(IEAD) Alteração

Nome Por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembléia de Deus.

1925 15 de Julho Igreja Evangélica Holiness do Brasil

Inicio

Missão Chega ao Brasil o missionário japonês Pastor Takeo Monobe,

dando inicio ao trabalho de visitação e evangelização no estado de São Paulo.

Dia em que é comemorado o inicio da Missão Holiness no Brasil.

1926 ND Igreja Evangélica Holiness do Brasil

Fundação

Denominação Com a chegada da esposa do Pastor Takeo Monobe ao Brasil,

é estabelecida na cidade de São Paulo, na rua Conde de Sarzedas no bairro da Liberdade

a sede da denominação.

1930 02 de Setembro Igreja Metodista do Brasil

Autonomia Na Igreja Metodista Central da cidade de São Paulo,

foi organizada a Igreja Metodista do Brasil

. O primeiro bispo eleito foi o missionário John Willian Tarboux.

1932 24 de Janeiro Igreja Adventista da Promessa

(IAP) Fundação

Denominação Fundador: Pastor João Augusto da Silveira.

Fundada na cidade de Paulista, PE.

Dissidência: Igreja Adventista do Setimo Dia

Motivo: Manifestação do Espírito Santo através do falar em línguas.

13 de Dezembro Igreja de Cristo no BrasiCristo

(IC) Fundação

Denominação Fundadores: membros oriundos da Assembléia de Deus destacando-se o Pastor Manoel Higino de Souza.

Fundada na cidade de Mossoró, RN.

Dissidência: Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

Motivo: Salvação apenas pela fé e não por obras uma vez salvo não se perde a salvação.

1935 09 de Janeiro Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil



Missionário Chega ao Brasil no porto do Rio de Janeiro - RJ, capital da nação na época

o 1º missionário da "A Igreja de Cristo Pentecostal" Reverendo Horace S. Ward oriundo dos EUA.

1936 17 de Maio Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo

(INSJC) Fundação

Denominação Fundador: Pastor Marcos Batista.

Fundada na cidade de São Paulo, SP.

Sede: São Paulo, SP.

1936 01 de Novembro Igreja Metodista Livre

(IMEL) Fundação

Denominação Fundadores: Reverendos Daniel Masayoshi Nishizumi e Hiroyuki Hayashi (japoneses).

Fundada na cidade de São Paulo, SP.

Sede: descentralizada.

Origem: Igreja Metodista Livre do Japão

1937 24 de Janeiro Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil

Fundação

Denominação Fundador: Reverendo Horace S. Ward (americano).

Fundada na cidade de Serra Talhada, PE.

Sede: Mogi Guaçu, SP.

Origem: A Igreja de Cristo Pentecostal - EUA.

1939 ND Missão Evangélica Pentecostal do Brasil

(MEPB) Fundação

Denominação Fundadores: missionários Harland e Hazel Graham (americanos).

Fundada na cidade de Manaus, AM.

Sede: Natal, RN.

Origem Igreja da Beira da Estrada - Seattle, EUA.

1940 11 de Fevereiro Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil

Fundação

Denominação Fundadores: membros da Liga Conservadora da IPI,

sob a liderança do Reverendo Bento Ferraz.

Sede: São Paulo, SP.

Origem: Igreja Presbiteriana Independente.

1942 11 de Janeiro Igreja Evangélica Congregacional do Brasil

(IECB) Fundação

Denominação Fundador: Pastor Karl Spittler dentre outros.

Fundada na cidade de Panambi, RS.

Sede: Panambi, RS.

Origem: A IECB foi apoiada pela Igreja Evangélica Congregacional da Argentina e dos EUA.

1948 25 de Março Igreja de Cristo no Brasil

missionários

americanos Chega na cidade do Rio de Janeiro - RJ,

o primeiro casal de missionários americanos Lloyd David Sanders e Ruth Sanders

com a missão de estabelecer a "Igreja de Cristo" no Brasil.

1949 ND Igreja de Cristo no Brasil

Fundação Denominação Fundador: Missionário e Pastor Lloyd David Sanders.

Fundada na cidade de Goiânia, GO.

Sede: descentralizada.

Origem: Igreja de Cristo - EUA

1951 15 de Novembro Igreja do Evangelho Quadrangular

(IEQ) Fundação

Denominação Fundador: Missionário Harold Edwin Willians (americano).

Fundada na cidade de São João da Boa Vista, SP.

Sede: descentralizada.

Origem: Igreja do Evangelho Quadrangular - EUA

1952 22 de fevereiro Convenção das Igrejas Batista Independentes

(CIBI) Fundação

Denominação Fundador: Missionário Erik Jansson (sueco).

Fundada na cidade de Guarani das Missões, RS.

1955 ND Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo

(OBPC) Fundação

Denominação Fundador: Missionário Manoel de Mello e Silva.

Fundada na cidade de São Paulo, SP.

Sede: São Paulo.

Dissidência: Igreja do Evangelho Quadrangular.

1962 03 de Junho Igreja Pentecostal Deus é Amor

(IPDA) Fundação

Denominação Fundador: Missionário David M. Miranda.

Fundada na cidade de São Paulo, SP.

Sede: "Templo da Glória de Deus" na cidade de São Paulo.

Dissidência: Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo.

1963 12 de Julho Igreja Unida

(IU) Fundação

Denominação Fundador: Pastor Luiz Schiliró.

Fundada na cidade de São Paulo, SP.

Fusão das Igrejas: Igreja Cristã Pentecostal de Evangelização e Cura Divina “Maravilha de Jesus"; Igreja Evangélica do Povo e Igreja Cristã Evangélica Unida.

1964 09 de Junho Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus

Casa da Benção

(ITEJ) Fundação

Denominação Fundador: Doriel de Jesus.

Fundada na cidade de Belo Horizonte, MG.

Sede: Catedral da Benção na cidade de Taguatinga, DF.

Dissidência: Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo.

1965 Janeiro Convenção Batista Brasileira

(CBB) Exclui

32 igrejas Em Niterói - RJ, a CBB exclui 32 igrejas de seu rol,

por terem aceitado a doutrina pentecostal dos dons do Esprirto Santo em sua liturgia.

1966 Janeiro Convenção Batista Nacional

(CBN) Fundação

Organização Sobe para 52 igrejas recém desligadas da CBB,

devido a aceitação da doutrina pentecostal. Devido aos fatos

os pastores Ilton Quadros e Artue Freire, criam a Ação Missionária Evangélica.

1967 05 de Janeiro Igreja Metodista Wesleyana

(IMW) Fundação

Denominação Fundador: diversos pastores da Igreja Metodista do Brasil que aderiram ao movimento de renovação.

Fundada na cidade de Nova Friburgo, RJ.

Sede: Nova Friburgo, RJ.

Dissidência: Igreja Metodista do Brasil.

10 de Agosto Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil

(AIECB) Fundação

Denominação Fundadores: diversos pastores oriundos da UIECB.

Sede: João Pessoa, PB.

Dissidência: União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.

Motivo: Batismo com Espirito Santo.

16 de Setembro Convenção Batista Nacional

(CBN) Fundação

Denominação Por ocasião da primeira Assembléia Geral,

realizada na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte - MG,

com a presença de 43 representantes de 19 igrejas a AME - Ação Misssionária Evangélica

passa a se chamar Convenção Batista Nacional.

Outubro Igreja Cristã Maranata

(ICM) Fundação

Denominação Fundada na cidade de Vila Velha, ES.

Sede: Vila Velha, ES.

Dissidência: Igreja Presbiteriana do Brasil.

1968 ND Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

(IECLB) Fundação

Denominação Surge apartir da união dos: Sínodo Rio-Grandense da Igreja Evangélica

Alemã (1886); Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros

Estados da América do Sul (1905); Associação de Comunidades Evangélicas de

Santa Catarina e Paraná (1911);

Sínodo Evangélico do Brasil Central.

1977 09 de Julho Igreja Universal do Reino de Deus

(IURD) Fundação

Denominação Fundadores: Bispo Edir Macedo e Romildo R. Soares (R. R. Soares).

Fundada na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

Sede: "Templo da Glória do Novo Israel" - Rio de Janeiro, RJ.

Dissidência: Igreja de Nova Vida.

1978 10 de Setembro Igreja Presbiteriana Unida do Brasil

(IPU) Fundação

Denominação Fundadores: diversos pastores oriundos da IPB.

Fundada na cidade de Atibaia, SP.

Sede: Vitória, ES.

Dissidência: Igreja Presbiteriana do Brasil.

1980 ND Igreja Internacional da Graça de Deus

Fundação

Denominação Fundador: Romildo Ribeiro Soares mais conhecido como Missionário R.R. Soares.

Fundada na cidade de Duque de Caxias, RJ.

Sede: São Paulo, SP.

Dissidência: Igreja Universal do Reino de Deus.

1985 ND Igreja Evangélica Cristo Vive

Fundação

Denominação Fundador: Apóstolo Miguel Ângelo (angolano).

Fundada na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

Sede: Rio de Janeiro, RJ.

Dissidência: Igreja de Nova Vida.

1986 ND Igreja Apostólica Renascer em Cristo

Fundação

Denominação Fundadores: Apóstolo Estevam Hernandes e Bispa Sônia Hernandes.

Fundada na cidade de São Paulo, SP.

Sede: São Paulo, SP.

Dissidência da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia.

1987 ND Igreja de Cristo Internacional Fundação

Denominação Fundadores: Mike e Anne-Brigitte Taliaferro.

Fundada na cidade de São Paulo, SP.

Sede: São Paulo, SP.

Origem: Igreja de Cristo Internacional - Boston - EUA.

1991 30 de Junho Igreja Pentecostal de Jesus Cristo

(IPJC) Fundação

Denominação Fundador: Pastor Ademar Alves Lacerda.

Fundada na cidade de Curitiba, PR.

Sede: Curitiba, PR.

Dissidência: Igreja Pentecostal Deus é Amor.

1992 Fevereiro Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra

(SNT) Fundação

Denominação Fundadores: Bispos Robson e Maria Rodovalho.

Fundada na cidade de Brasília, DF.

Sede: Brasília, DF.

1993 Março Ministério Apascentar de Nova Iguaçu

Fundação

Denominação Fundador: Pastor Marcus Gregório e Pastora Christina Almeida.

Fundada na cidade de Nova Iguaçu, RJ.

Sede: Nova Iguaçu,RJ.

1994 ND Igreja Apostólica Fonte da Vida

Fundação

Denominação Fundador: Apóstolo César Augusto M. de Sousa.

Fundada na cidade de Goiânia, GO.

Sede: Goiânia, GO.

1995 07 de Outubro Igreja Visão Missionária

(IVM) Fundação

Denominação Fundador: Pastor Alexandre da Rosa.

Fundada em Blumenau, SC.

Sede: Curitiba, PR.

Dissidência: Igreja Pentecostal de Jesus Cristo e Igreja Pentecostal Deus é Amor.

1998 09 de Março Igreja Mundial do Poder de Deus

(IMPD) Fundação

Denominação Fundador: Apóstolo Valdomiro Santiago.

Fundada na cidade de Sorocaba, SP.

Sede: Templo dos Milagres na cidade de São Paulo, SP.

Dissidência: Igreja Universal do Reino de Deus.

2000 04 de Julho Igreja Evangélica Templo das Águias

(IETA) Fundação

Denominação Fundadores: Pastores Sérgio de Castro Oliveira, Sérgio P. Negrão e Iran S. Negrão.

Fundada na cidade de Curitiba capital do Paraná.

Sede: Curitiba, PR.

Dissidência: Igreja do Evangelho Quadrangular.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CARTA DE SATANÁS

Ontem eu te vi quando começava o seu dia. Acordou e nem sequer orou ao seu Deus. Ou melhor, durante todo o dia você não orou, e nem lembrou de abençoar sua comida. Você é muito ingrato para com o seu Deus, e isso em você me agrada muito. Eu também gosto da enorme fraqueza que sempre demonstra no que diz respeito ao seu crescimento espiritual, em ser um cristão.
Raramente lê a Bíblia e quando faz está cansado. Não medita no que lê, ora quase nada, além disso, muitas vezes diz palavras que não analisa. Por qualquer pretexto chega tarde ou falta ao seu culto de ensino. E o que falar de suas murmurações? Temos assistido muitos filmes juntos, sem falar nas vezes que fomos juntos ao teatro. Lembra daquele dia da tua fraqueza com aquela linda pessoa? Oh como foi bom!
Mas o mais me agrada é que você não se arrepende. E que sabe que é jovem e tem que aproveitar a vida, pensa só na carne e acredita que precisa ser salvo para a eternidade. Não há duvida você é um dos meus.
Amo as piadas vergonhosas que você conta e que também escuta. Você ri delas, eu também rio de ver um filho de Deus participando disto. O fato é que nos sentimos bem. A musica vulgar e de duplo sentido que você escuta me agrada demais. Como você sabe quais são os grupos que eu gosto de escutar? Também adoro quando murmura e se revolta contra o seu Deus.
Sinto-me feliz quando vejo você dançando e fazendo estes movimentos sensuais, eles me fascinam. Como isso me agrada!!! Você quer se encontrar comigo qualquer dia destes???
Certamente quando você está se divertindo saudavelmente, fico triste, mas sem problema, sempre haverá outra oportunidade. Tem vezes que me faz coisas incríveis, quando da mal exemplo as crianças ou quando os autoriza para perderem a sua inocência através da televisão, musicas ou coisas do gênero. Eles são tão espertos que imitam facilmente tudo o vêem. Muito obrigado.
O que mais me agrada é que poucas vezes tenho que te tentar, quase sempre cai por conta própria. Você busca os melhores momentos, se expõe as situações perigosas, me dando lugar!
Se tivesse cabeça mudaria de ambiente e de companhias; buscaria a palavra de Deus e entregaria realmente a tua vida aquele que você chama de Deus e, ainda mais, viveria o resto de seus anos sob a orientação do Espírito Santo.
Não tenho costume de enviar este tipo de mensagem, mas você é tão acomodado espiritualmente que não acredito que vá mudar nada.
Não me entenda mal, eu te odeio e não te dou a mínima. Se eu te busco é porque você me satisfaz com as tuas atitudes e faz cair em ridículo a Jesus Cristo.

Assinado Teu inimigo que te odeia: Satanás ou como queira me chamar

9 FRASES DE DEUS PRA VC GRAVAR NA SUA MEMÓRIA‏

1 - 'Deus não escolhe

pessoas capacitadas, Ele capacita os

escolhidos.'

2 - 'Um com Deus é

maioria.'

3 - 'Devemos orar

sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que

possamos ouvir a Deus.'

4- 'Nada está fora

do alcance da oração, exceto o que está fora

da vontade de Deus.'

5- 'O mais importante

não é encontrar a pessoa certa, e sim ser

a pessoa certa.'

6 -'Moisés gastou:

40 anos pensando que era alguém; 40 anos

aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus

pode fazer com um NINGUÉM.'

7 - 'A fé ri das impossibilidades.'

8 - 'Não confunda

a vontade de DEUS, com a permissão de DEUS.

9 - 'Não diga a DEUS

que você tem um grande problema. Mas diga

ao problema que você tem um grande DEUS.'