Olá, Que a Paz de Cristo inunde Seu dia!!!


"É preciso que as igrejas pentecostais [...] acrescentem ao nosso ardente testemunho de experiência [...] esforço intelectual mais determinado a fim de expor com precisão a nossa fé. Não devemos nos deleitar com emoções profundas à custa de reflexões superficiais".

Donald Gee, teólogo pentecostal em 1935

Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Professor de Escola Dominical, Diácono na Obra Do Senhor,casado com a serva de Deus mais linda do mundo Danielli,formado no Seminário Teológico Da Escola Teológica da Assembléia de Deus em Campinas (Esteadec), estudante da Palavra de Deus, e Pregador da mesma pela misericórdia Dele.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Judas Iscariotes – Seria salvo?

A palavra Sagrada nos mostra Judas Iscariotes, um dos doze discípulos de Jesus,

(MT 10:1) - E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
(MT 10:2) - Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
(MT 10:3) - Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
(MT 10:4) - Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

Judas Iscariotes é, provavelmente, o primeiro nome que vem à cabeça da maioria dos cristãos ao ouvir a palavra infidelidade. Como pode alguém tão próximo do Senhor optar por uma rota tão divergente, a rota da infidelidade e por conseguinte da tragédia pessoal?

Judas era um nome comum entre os hebreus – um dos filhos de Jacó se chamou Judá. O significado do nome Judas tem a ver com louvor. Trata-se de uma derivação da raiz hebraica que significa louvor – e a tradução mais próxima seria louvado. O segundo nome, Iscariotes, ao que tudo indica trata-se de uma derivação do termo hebraico ish qeriyoth, “homem de Queriote”. Queriote poderia ser Queriote-Hezrom (Js 15:25), a 19 km ao sul de Hebrom. Há uma pequena possibilidade de Iscariotes ser a transliteração de um termo aramaico que significaria “ladrão”.
As várias referências bíblicas a Judas destacam sua condição de “traidor”. Por exemplo, em Lc 6:13, lemos: Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.
Acho oportuno o evangelista Lucas usar o termo, veio a ser o traidor, pois a profecia se cumpriria de qualquer forma, porém Judas foi o homem ao qual o inimigo usou para entregar nosso Senhor ao Seu destino que levou a redenção da humanidade.
A infidelidade torna a pessoa vulnerável. Jesus avisou Pedro que o inimigo estava “cirandando” o grupo (Lc 22:31 Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneira-los como trigo. 32 Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça...). Judas estava vulnerável. Por isso o mesmo evangelista registra e Lc 22:2: e os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando um meio de matar Jesus, mas tinham medo do povo. 3 Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze. A infidelidade ditou o fim trágico da vida de Judas. Mt 27:1-5 De manhã cedo, todos os chefes dos sacerdotes e líderes religiosos do povo tomaram a decisão de condenar Jesus à morte. E, amarrando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador. 3 Quando Judas que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata. E disse: “Pequei, pois traí sangue inocente”. E eles retrucaram: “Que nos importa? A responsabilidade é sua”. 5 Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo e, saindo, foi e enforcou-se.
Agora com relação a salvação, são outros quinhentos, temos o caso do bocado:
(JO 13:26) - Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.
Sabemos que conforme o costume judaico, o anfitrião oferece o bocado molhado ao amigo mais próximo, sinal de honra ante os que estão participando do evento em questão.
Eu vejo ali a graça de Jesus sobre a vida de Judas, creio que naquele momento Jesus estava dizendo: Vai, mas lembre-se que apesar de tudo eu te amo.
Ainda vemos outro ensinamento:
(LC 17:3) - Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.
A passagem em questão nos fala sobre escândalos entre os irmãos, ainda assim o próprio Senhor os ensina a perdoar, poderia ele mesmo não perdoar aqueles que se achegam a ele de coração aberto?
Sabemos que aquele que se arrepende e deixa alcança misericórdia, se Judas realmente tivesse se arrependido e não somente sentido remorso, eu a qual escrevo essa resenha creio sim que teria a sua salvação.

18 comentários:

  1. Muito boa explicação.Vou lecionar na EBD sobre esse assunto e foi ótimo a forma como explicaste esta historia. Deus continue contigo,busque-o sempre.

    ResponderExcluir
  2. Boa explicação, mais minha duvida ainda predomina....
    Mesmo que Judas tenha se arrependido de entregar Jesus, ele se suicidou e suicídio ate onde eu saiba é pecado, só que tem o direito de tirar a vida é DEUS!

    Então deixo a pergunta: Mesmo Judas se suicidando ele foi salvo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa pergunta so podemos saber no dia em qui estivermos com DEUS ten coisas que so ele pode nos dizer creio eu...

      Excluir
    2. Bem, diz que Judas saiu para se suicidar. Porém narra-se que ele tenha caído de um abismo e que suas entranhas saíram pra fora e que este local foi comprado pelo mesmo preço que ele teria recebido por ter entregado Jesus. Acredita-se que D'us não permitiu que Judas tirasse sua própria vida tendo ele morrido devido a queda do abismo.

      Excluir
  3. judas foi salvo?
    eu supomho que sim,que ele tenha sido salvo pois se arrependeu verdadeiramente.
    quantas pessoas nao fazem mal aos outros e nao se arrependem,dormem ate melhor do que eu e vc,que perdemos noites de sono por sentirmos que erramos com alguem.
    judas devolveu as moedas e disse pela sua boca que havia traido um sangue inocente.
    ele apenas nao suportou tanta pressao e decidiu se enforcar.
    quantas pessoas nao tiram suas vidas e talvez o que elas precisavam era de ajuda para sair da situaçao.
    judas e amaldiçoado pelos seculos dos seculos por todos nos,e sera que somos justos em dar sua sentença,nao seria este papel de DEUS?
    este o meu modo de pensar,gostaria de saber sua opiniao.
    um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem acho asim ele foi usado de alguma forma sii ele não entregasi JESUS quem o entregaria eu acho que ele fes parte do plano de DEUS sii ele somente si arrependessi e aguardasse a ressureição de jesus acho que ele teria sido savo não so ele mas muitas pessoas trairan jesus agora dis a palavra que quem suicida nau é salvo daqui pra frente ja nau sei maes..

      Excluir
  4. :Amados, A Paz do Senhor Jesus.
    Vou ser rápido e objetivo. Devemos levar em consideração três passagens que nos mostra que existe a possibilidade da salvação de Judas Iscariotes, pois nosso Deus é infinito em misericórdia, a primeira, citada por muitos comentaristas, que é João 6; 38,40 :
    38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
    39 E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.
    40 Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
    A segunda afirma que houve sim o arrependimento de Judas em Mateus 27; 3,5 :
    3 Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, arrependido, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo:
    4 Pequei, traindo o sangue inocente. Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo.
    5 E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se.
    Esta terceira, não sei porque, não foi citada e é a mais importante, aconteceu no momento em que Cristo desce aos infernos e prega aos espiritos, citada na 1ª carta de Pedro 3; 18,22:
    18 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito;
    19 no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
    20 os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água,
    21 que também agora, por uma verdadeira figura-o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo,
    22 que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades.
    Se Judas, de fato se arrependeu como diz a Bíblia, creio sim que ele pode perfeitamente ter obtido a sua salvação, pois fatalmente estava entre estes espíritos no inferno e se encontrou com Jesus lá.
    Pensem nisto....

    Pr. Luiz Antonio Ribeiro Fragoso.
    Assembléia de Deus de Olaria.
    e-mail: larfragoso@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pregar aos espiritos em prisao,nao é salva los, mas sim bater no peito e dizer, eu venci a monte e voces me regeitaram

      Excluir
  5. e como ficaria a historia do rico e lazaro que jesus contou pastor luiz antonio???sobre o rico atormentado no inferno.

    ResponderExcluir
  6. me disculpe mais judas foi salvo sim
    ..R:"E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre ¨doze tronos¨, para julgar as ¨doze tribos¨de Israel." (Mateus 19 : 28)...DOZE TRIBOS ,DOZE TRONOS E DOZE DICIPULOS.......E LUCAS CONCORDA;;lucas;22;28e30....DEUS em sua oniciencia disse pela boca de jesus.....se poder veja o video judas iscariotes o segredo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc esta esquecendo que Matias foi escolhido para o lugar de judas. Como discípulo

      Excluir
  7. Leiam com atenção!
    Joã_17:12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.

    ResponderExcluir
  8. Quando judas se preceptou,sara que foi pra suicidar ou foi sem intençao devido ao extres que ele vivia naquele momento

    ResponderExcluir
  9. Em João 17:12 mostra que Judas esta perdido, portanto ficar elucidando a possibilidade dele estar salvo em Jesus Cristo é acrescentar conclusões e interpretações das quais não há confirmação na bíblia.

    Leitura bíblica João 17:12 (NVI)

    "Enquanto eu estava com eles, eu os guardava em teu nome, que me incumbiste de fazer conhecido. Conservei os que me deste, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura."

    ResponderExcluir
  10. Lá. em 1 Pedro fala que Jesus foi pregar para os espíritos em prisão,Judas devia estar lá,agora,saber se ele se arrependeu e foi salvo, isso a Bíblia não nos revela.
    Mas depois de trair Jesus, ele mesmo testifica que Judas não tinha se salvado, leia com atenção: "Quando eu estava com eles,guardava-os no teu nome,que me deste,e protegi-os,e nenhum deles se perdeu,exceto o filho da perdição,para que se cumprisse a Escritura."
    Aqui está bem claro,que judas se perdeu. Mas como eu escrevi anteriormente,se ele foi salvo,foi depois de Jesus ter ido pregar para eles.

    ResponderExcluir
  11. Jo17,12b ""Eu os protegi, nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para que se cumprisse ase escrituras"". Eis a questão. Também, tem-se um relato do exoracismo feito pelo PE.Amorth, da jovem possuída por vários espiritos maus, e Judas, segundo o relato gravado e escrito, era Judas. E aí? ??

    ResponderExcluir
  12. Jo17,12b ""Eu os protegi, nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para que se cumprisse ase escrituras"". Eis a questão. Também, tem-se um relato do exoracismo feito pelo PE.Amorth, da jovem possuída por vários espiritos maus, e Judas, segundo o relato gravado e escrito, era Judas. E aí? ??

    ResponderExcluir
  13. Amados Paz e Graça.
    Volto a esta página quase nove anos depois, e fiquei surpreso com certos comentários.
    Creio estar havendo um erro de interpretação ou falta de atenção ao ler os texto, tanto o meu como do irmão Ailton, que pelo tempo hoje já deve ser Pastor, por parte de alguns irmãos, vejam bem nem eu ou o irmão Ailton, AFIRMAMOS, que Judas tinha sido salvo, entretanto não aviltamos a possibilidade de isto poder ter acontecido. Jesus quando desceu ao inferno não foi lá "bater no peito e dizer eu venci a morte e vocês me rejeitaram", como foi dito nos comentários, a palavra é muito clara, (1ª Pedro 3;19 no qual também foi, e PREGOU aos espíritos em prisão;), quem acreditou N'ele, teve sim uma nova chance, o Mestre não foi ali para "esnobá-los" o nosso Jesus, JAMAIS faria isto, Ele foi ali levar uma palavra de misericórdia e não de condenação para aqueles espíritos, que foram enganados por Satanás no passado, mas é lógico, não se esqueçam, quem vai para o inferno vai em consciência e poderiam crer ou não na palavra de Jesus, ali, como no calvário existem os dois lados, o quebrantados e os exaltados.
    Com relação à parábola do rico e Lázaro, citado, Jesus ilustra a situação de quem vai para o Céu e quem vai para o inferno, no Céu vivendo como o exposto em Isaías 65; 17,25, no caso Lázaro e no inferno, no caso o rico, estará em consciência em tormentos e ciente daquilo que perdeu, e que entre o Céu e o inferno existe um abismo intransponível, para o homem, mas não para Deus. E Judas, de fato por si só, não poderia sair, mas para Jesus isto seria plenamente possível.
    Quanto a João 17;12, ainda prefiro esperar pelo porvir, a julgar coisas que ainda não me foram reveladas, só posso dizer uma coisa, NÃO MALHEM O JUDAS NO SÁBADO DE ALELUIA, para não pecar. E não se esqueçam de 2Coríntios 11;14 "E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.", quanto mais em um "exorcismo" dizer que é Judas, é apenas mais um apelido que ele se dá para se esconder e dizer que não é ele.
    Não se esqueçam, a lei do diabo é dizer que ele não existe e nem Deus. Mas o nosso Deus é TAXATIVO:"-EU EXISTO E O DIABO TAMBÉM."

    Pr. Luiz Antonio Ribeiro Fragoso.
    Assembleia de Deus de Olaria.
    e-mail: larfragoso@terra.com.br

    ResponderExcluir