Olá, Que a Paz de Cristo inunde Seu dia!!!


"É preciso que as igrejas pentecostais [...] acrescentem ao nosso ardente testemunho de experiência [...] esforço intelectual mais determinado a fim de expor com precisão a nossa fé. Não devemos nos deleitar com emoções profundas à custa de reflexões superficiais".

Donald Gee, teólogo pentecostal em 1935

Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Professor de Escola Dominical, Diácono na Obra Do Senhor,casado com a serva de Deus mais linda do mundo Danielli,formado no Seminário Teológico Da Escola Teológica da Assembléia de Deus em Campinas (Esteadec), estudante da Palavra de Deus, e Pregador da mesma pela misericórdia Dele.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Temperança: O Fruto da disciplina

Essa Foi minha primeira aula de Escola Dominical, e hoje vendo essa pesquisa que realizei em 2007, aprendi novas lições com o Senhor, quis compartilhar com Vocês, veja só:
No Grego Temperança (EGKRATEIA) significa controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; (Bíblia de Estudo Pentecostal, Estudo sobre os frutos do Espírito pág. 1802).
Para entendermos o que é temperança como fruto do Espírito, refletiremos primeiramente o que vem a ser temperamento.
Temperamento é o aspecto fisiológico-endócrino do indivíduo. Noutras palavras, é a característica dinâmica da personalidade. Fazem parte dele os impulsos ou instintos, que são as forças motrizes da personalidade. Os instintos são implantados em nós para capacitarmos a fazer instintivamente o que for necessário, independente de reflexão e para manter e preservar a vida natural. O doutor Leander Keyser disse essa frase: “Se no início de sua vida, o bebê não tivesse certos instintos, não poderia sobreviver, mesmo com o melhor cuidado paterno e médico”.
Esses instintos saíram perfeitos das mãos do Criador, mas o pecado que veio pela queda os perverteu e os transformou.
Os afetos integram o temperamento. É do temperamento que depende a maneira de reagirmos face aos fatos e circunstâncias da vida e ambientais. O temperamento é um estado orgânico neuropsíquico, ele é inato e capaz de Desenvolver-se, também é influenciado pelo sistema nervoso, glândulas de secreção internas, hereditariedade(pai para filhos, etc) e constituição física.
O temperamento pode ser controlado, não mudado. O Espírito santo pode e quer controlar o temperamento do crente. Veja na Bíblia Romanos 8; 6 a 13
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser;
8 e os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
12 Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne;
13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. (Antonio Gilberto, Manual Da Escola Bíblica Dominical)
Agora falando sobre temperança, é um fruto que o crente deve aprimorar pois não pode ser mudado. A lição define a temperança como a vontade de Deus para que o crente tenha domínio próprio, pois ele quem nos capacita a renunciar a impiedade e as concupiscências mundanas, ter temperança como fruto é sinal de autodisciplina, ter poder sobre o ego, petulância e brutalidade. Já viu crente que diz que se converteu mas o braço não? Taí um bom exemplo.
Ter temperança é também ter domínio sobre os desejos sexuais, com está escrito em 1 Coríntios 7:9
Mas, se [os solteiros] não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
O melhor remédio para controlar-se é estar cheio do Espírito Santo, porque sem o auxílio do Espírito de Deus, fica fácil cedermos aos nossos instintos naturais do antigo homem.
Temperança é sinal de equilíbrio, desde o princípio da criação Jeová em sua imensa sabedoria pôs o equilíbrio como lei natural do universo, sendo assim nós cristãos devemos saber que o propósito divino e que tenhamos uma vida equilibrada, a lição nos explica que há coisas que nós cristãos devemos nos privar totalmente, porém Deus criou muitas coisas boas para desfrutarmos sob a orientação do Espírito Santo.
Vamos aprender a controlar nossa vida, nossa língua , nossos hábitos alimentares, a Bíblia nos diz, fazei tudo para a glória de Deus, temos que aprender a controlar o nosso tempo, dividindo entre família , trabalho, o estudo da Bíblia, a Casa do Senhor a oração, o descanso e o lazer, quem não sabe conciliar o seu tempo não tem domínio próprio.
Finalizando aprendemos que para termos uma boa temperança é essencial o auxílio do nosso amigo Espírito Santo, ele trabalha em nosso interior, nos auxiliando a sermos mais Santos a cada dia e tornando a Mente de Cristo uma realidade em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário