Olá, Que a Paz de Cristo inunde Seu dia!!!


"É preciso que as igrejas pentecostais [...] acrescentem ao nosso ardente testemunho de experiência [...] esforço intelectual mais determinado a fim de expor com precisão a nossa fé. Não devemos nos deleitar com emoções profundas à custa de reflexões superficiais".

Donald Gee, teólogo pentecostal em 1935

Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Professor de Escola Dominical, Diácono na Obra Do Senhor,casado com a serva de Deus mais linda do mundo Danielli,formado no Seminário Teológico Da Escola Teológica da Assembléia de Deus em Campinas (Esteadec), estudante da Palavra de Deus, e Pregador da mesma pela misericórdia Dele.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A Vinda do Senhor e o Arrebatamento da Igreja

Esta é a promessa que mais tem alimentado a igreja desde os primórdios do cristianismo e, passados já quase dois mil anos, em pleno fim do século 20, ela ainda permanece nos corações dos filhos de Deus com tanta intensidade, que às vezes parecem ver, pelos olhos da fé, a igreja sendo arrebatada a encontrar o Senhor nos ares. Aleluia! O Senhor veio a primeira vez prepara um povo para o seu nome:
Tito 2:11-14: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. Ensinando-nos que, renunciando a impiedade e as concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria e justa e piamente. Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo. O qual se deu a sim mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso e de boas obras.”

Virá a Segunda vez, para levar esse povo consigo:
João 14:2-3: “Na casa de meu Pai há muitas moras; se não fosse assim, eu vô-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vos também.”

Em várias passagens dos evangelhos, encontramos o Senhor Jesus fazendo menção de sua segunda vinda. Algumas vezes por parábolas e outras vezes diretamente. Podemos entender com isso que o Senhor Jesus queria deixar bem nítido na memória de todos os crentes a importância deste glorioso evento. Veja as seguintes passagens: Lucas 17:24, 30, 34, 35; João 14:28a; Mateus 24:42, 44. Veja ainda as parábolas dos dois servos (Mateus 24:45-51), a parábola das dez virgens (Mateus 25:1-13), a parábola dos talentos (Mateus 24:14-19). Muitos crentes perguntam: Jesus virá antes da grande tribulação? Tomando como base várias passagens tanto do velho como do novo testamento, podemos afirmar que o arrebatamento da igreja se dará antes da grande tribulação. A igreja está esperando Jesus Cristo e não o Anti-Cristo. Está esperando o gozo do arrebatamento e a grande alegria de ver a face de seu amado salvador, não os sofrimentos da grande tribulação.
Atentemos para as figuras do velho testamento:
Gênesis 5:24: Enoque foi trasladado por Deus antes do dilúvio. Veja ainda referência sobre Enoque em Hebreus 11:5.
II Reis 2:11: O arrebatamento de Elias.
Gênesis 19:22: A retirada de Ló de Sodoma. Atenta para a expressão do anjo a Ló. “Eu nada poderei fazer, enquanto não tiveres chegado ali.”
Isaías 26:20: “Vai pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento até que passe a ira.”

Consideremos agora algumas passagens do novo testamento:
I Tessalonicenses 1:10: “E esperar do céu a seu filho a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus que nos livra da ira futura.”
Apocalipse 3:10: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” Notemos bem a expressão usada nesse texto, o Senhor promete a igreja de Filadélfia, guardá-la não na hora da tentação e sim da hora da tentação.
II Pedro 2:9: “Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, reservar os injustos para o dia de juízo, para serem castigados.”
A ira de Deus manifestada na grande tribulação, está destinada aos ímpios, e aos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. E não aos filhos de Deus, que foram comprados pelo sangue de Jesus. (II Pedro 3:7; I Tessalonicenses 5:9; II Tessalonicenses 1:7-8).
Outra dúvida de muitos crentes: Haverá salvação após o arrebatamento da igreja ou os que ficarem estarão irremediavelmente perdidos? Como já temos visto, após o arrebatamento da igreja, o mundo entrará no período da grande tribulação, com a manifestação do Anti-Cristo. Também chamado homem do pecado e filho da perdição. (II Tessalonicenses 2:3-4) Neste período se desencadeará violenta perseguição religiosa em todo o mundo, promovida pelo Anti-Cristo. Especialmente contra os judeus. Pois o ditador mundial se levantará contra tudo o que se chama Deus ou se adora.
II Tessalonicenses 2:4: “O qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora, de sorte que se assentará como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.”

Todos que resistirem a essa perseguição não prestando-lhe culto, sofrerão horrivelmente e pagarão com a vida. (Apocalipse 13:15)
Mas também neste período o evangelho será pregado em larga escala:
Apocalipse 14:6-7: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, tinha o evangelho eterno para o proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda a nação e tribo e língua e povo. Dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória; porque vinda é a hora do seu juízo. E adora aquele que fez o céu e a terra e o mar e as fontes da águas.”
Deus ainda enviará duas testemunhas para advertirem o povo que somente Deus deve ser adorado.
Leia Apocalipse 11:1-2: O evangelho eterno pregado pelo anjo e a pregação das duas testemunhas é o mesmo evangelho que pregamos hoje, não existe outro evangelho. O apóstolo São Paulo disse que se alguém pregar outro evangelho mesmo que seja um anjo do céu, seja anátema, ou seja maldito. (Gálatas 1:8) Então os moradores da terra, nesta ocasião, terão oportunidade de aceitar o evangelho, resistindo toda a perseguição promovida pelo Anti-Cristo e prestando somente a Deus toda adoração, ainda que esta resistência lhe custe a vida. Mas quando voltar o Senhor Jesus com sua Igreja glorificada – Judas 14 – Então eles ressuscitarão e reinarão com Cristo mil anos.
Apocalipse 20:4-6: “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas dos que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus e que não adoraram a besta nem a sua imagem e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas quanto aos outros, não reviveram até que os mil anos se acaba. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.” Então haverá oportunidade de salvação mesmo após o arrebatamento da igreja.

Espero que isto não sirva de pretexto para alguns crentes se descuidarem da vigilância e da necessidade de estarem preparados para a vinda do Senhor. Pois os que forem arrebatados, escaparão à perseguição do Anti-Cristo e entrarão para as bodas do Cordeiro. Deus nos ajude amado leitor a estarmos vigiando noite e dia esperando nosso amado Salvador.
Quando, no monte da Oliveiras, o Senhor, levantando as mãos, foi elevado ao céu e mais de quinhentos irmãos ficaram com os olhos fitos no céu onde o Senhor foi recebido, dois anjos vieram confortá-los lembrando-lhes a promessa da sua vinda:
Atos 1:9-11: “E quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas e uma nuvem o recebeu ocultando-o a seus olhos. E estando com os olhos fitos no céu enquanto ele subia, eis que junto dele puseram-se dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, porque estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir, assim como para o céu o viste ir.”

Na segunda vinda do Senhor, quando ele vier para arrebatar a Igreja, o mundo não vai perceber mas somente a Igreja, porque ela será arrebatada para encontrar o Senhor nos ares.
Mateus 24:27: “Porque assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.”
I Coríntios 15:51-52: “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta, porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.”
I Tessalonicenses 4:17: “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com ele nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor.”

A palavra arrebatar, segundo o dicionário da língua portuguesa, significa tirar com violência, arrancar. Assim se dará com a Igreja. Ela será arrancada deste mundo violentamente, repentinamente:
Lucas 17:34-36: “Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo, uma será tomada, outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, outro será deixado.”

Não haverá tempo para reconciliação, conserto, ou qualquer outra media que queiramos tomar. Por isso, a advertência do Senhor é: Vigiai:
Mateus 24:42: “Vigiai, pois não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.”

É glorioso lembrarmos que, naquele dias, enquanto os crentes estiverem ocupados nas mais diversas atividades, alguns nas oficinas, indústrias, escritórios, em trânsito, misteriosamente desaparecerão das vistas dos seus companheiros sem deixar nenhum vestígio. Isso deverá causar grande confusão em todo o mundo. O rádio, a televisão, certamente interromperão suas programações normais, para informar sobre um importante acontecimento de última hora. Grande parte de gente desapareceu da terra, em todas as partes do mundo. Os jornais deverão anunciar em suas manchetes com letras garrafais e ninguém conseguirá realmente entender o que estará acontecendo. A Igreja porém, estará com o Senhor, para nunca mais se separar dele. Estaremos para sempre com o Senhor. Glória a Deus.

Os crentes mortos ressuscitarão incorruptíveis. (I Coríntios 15:52) Isto quer dizer que os nossos irmãos que morreram vitimados pelas mais diversas enfermidades, trucidados, queimados, enfim não importa de que maneira morreram, ressuscitarão em um corpo perfeito. Não mais doentes, nem aleijados, mas perfeitos e incorruptíveis como é o nosso Senhor:
I João 3:2: “Amados agora somos filhos de Deus e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.”
Sobre a ressurreição do salvos para o arrebatamento, veja ainda I Coríntios 15:42-44; João 6:39, 40; I Tessalonicenses 4:13-16.

O Senhor levará sua Igreja, permanecerá com ela no céu por um período de sete anos. A última semana de Daniel. (Daniel 9:24-27) Não vamos aqui falar sobre as setenta semanas de Daniel, para não deixarmos o nosso assunto, pois as setenta semanas de Daniel envolvem a história de Israel desde a saída do cativeiro babilônico, no ano 442 AC, até a terceira vinda do Senhor, para implantar o milênio. Após este período de sete anos, o Senhor voltará com sua Igreja glorificada e aniquilará o Anti-Cristo:
II Tessalonicenses 2:8: “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor de sua vinda.”

É nesta época que o Senhor em glória e todo olho o verá:
Apocalipse 1:7: “Eis que vem com as nuvens e todo olho o verá, até os mesmo que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.”

Quando os judeus se sentirem oprimidos pelo Anti-Cristo e clamarem por socorro divino, então virá o Senhor Jesus Cristo, a quem os judeus reconheceram como o seu Messias. Ele virá e os salvará. Assim como José se deu a conhecer a seus irmãos, que o haviam vendido como escravo aos ismaelistas – Gênesis 45:1-5 – Jesus se dará a conhecer aos judeus que o crucificaram:
Zacarias 13:6: “E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos.”

Sobre a vinda de Jesus, acompanhado de sua igreja glorificada, veja:
Zacarias 14:5: “Então virá o Senhor meu Deus e todos os santos contigo ó Senhor.”
Judas 14: “Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.”
Sobre a terceira vinda de Jesus, visível a todos os olhos, veja ainda as seguintes referências: Mateus 24:30; Apocalipse 1:7; Mateus 26:64; Daniel 7:13; Zacarias 12:10; João 19:37.

Em sua primeira vinda, ele veio humilde como ovelha perante os seus tosquiadores. E desceu às partes mais baixas da terra, humilhando-se até a morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:7-8)
Em sua segunda vinda, para buscar sua igreja, ele não virá na terra, mas somente até as nuvens e sua igreja subirá para encontrá-lo. (I Tessalonicenses 4:17)
E sua terceira vinda, acompanhado de sua Igreja glorificada para implantar o milênio, em que parte da terra ele virá? Ele colocará seus pés, no mesmo lugar onde ele subiu. (Zacarias 14:4) E naquele dia estarão seus pés sobre o monte das Oliveiras que está defronte de Jerusalém para o Oriente.
Todos os que durante a grande tribulação, não adorarem a besta nem a sua imagem, tanto judeus como gentios, mas forem fiéis a Deus, pagarão por isso com a própria vida. Mas quando Jesus vier implantar o milênio, eles ressuscitarão para reinarem com Cristo.
Encontramos então na Bíblia, três épocas em que haverá ressurreição: A primeira se dará no arrebatamento da Igreja como já temos visto. A segunda fase da ressurreição, a qual a bíblia chama ainda de a primeira ressurreição, se dará no início do milênio. (Apocalipse 20:4-6) Entendemos então que a primeira ressurreição se dará em duas fases. A primeira fase, no arrebatamento da Igreja, a segunda na terceira vinda de Jesus, quando vier para reinar. A segunda ressurreição, a de todos os ímpios, acontecerá no fim do milênio.
Apocalipse 20:5: “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.”

No fim do milênio, todos os ímpios ressuscitarão e serão julgados por Jesus, diante do grande trono branco. (Apocalipse 20:11-15)
Oxalá que todos os filhos de Deus, tenham seus corações abrasados e ardendo em desejo pela vinda do Senhor e possam constantemente fazerem a última oração da bíblia.
Ora! Vem Senhor Jesus. (Apocalipse 22:20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário